domingo, 19 de outubro de 2008

Filhos e Amantes

Laurence comparou admiradora a vômito

Cynara Menezes

Assunto: LITERATURA
Folha de São Paulo
da Reportagem Local
O escritor inglês D.H. Lawrence, filho de mineiro, exerceria uma atração irresistível sobre a aristocrática lady Ottoline Morrell. Ela o conhecera primeiro no papel, admirada com a leitura de obras como "Filhos e Amantes".
Ottoline pediu a um amigo em comum que o convidasse à casa dela. Em 1915, Lawrence, aos 29, mostrou-se a princípio encantado com a dama de 41, mas seu conservadorismo e sua homossexualidade reprimida levaram-no a criticar a maneira "permissiva" como a casada Ottoline vivia.
Há um elemento que, segundo Morrell, foi fundamental para o retrato cruel feito dela por Lawrence em sua obra "Mulheres Apaixonadas": a mulher deste, Frieda, que lhe dirigiu cartas desaforadas.
No livro, a personagem Hermione, inspirada em Morrell, é comparada a um cadáver, a um vômito, a vísceras. Quando leu o manuscrito, ela contou "empalidecer de horror", e passou a questionar seu próprio valor. "Durante meses, o horrível retrato de mim mesma, escrito por alguém de quem gostava, assomava em meus pensamentos e me apavorava."
Foi internada em uma casa de saúde logo depois de ler o livro, e, quando saiu, quase um ano depois, era uma sombra do que foi.
(CM)


Copyright © 1994-1999 Empresa Folha da Manhã S/A

Nenhum comentário: