sexta-feira, 17 de outubro de 2008

"D. Quixote" une poemas de Drummond e telas de Portinari

"D. Quixote" une poemas de Drummond e telas de Portinari

LITERATURA E ARTES PLÁSTICAS


D. Quixote" une poemas de Drummond e telas de Portinari
da Redação
Vinte e uma reproduções de desenhos a lápis sobre cartão de Cândido Portinari inspirados no livro "Dom Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes, e 21 poemas de Carlos Drummond de Andrade criados a partir dos desenhos do pintor brasileiro compõem "D. Quixote - Cervantes, Portinari, Drummond", que acaba de ser relançado.
O livro tem tiragem limitada de 1.700 exemplares, dos quais 1.500 estão sendo distribuídos para bibliotecas e universidades do país. O restante está à venda. A obra é editada pela Associação Cultural Cândido Portinari, em parceria com o Ministério da Cultura, e chega à sua quinta edição, depois de ter sido publicada pela primeira vez em 1973.
Na verdade, "D. Quixote - Cervantes, Portinari e Drummond" começou a surgir em 1956, quando, atendendo pedido do editor José Olympio, Portinari começou a preparar uma série de desenhos a lápis inspirados em "Dom Quixote". A intenção de Olympio era lançar uma edição brasileira da obra do autor espanhol ilustrada por Portinari.
À época, o pintor de Brodósqui estava impedido de trabalhar com tintas, devido à intoxicação que sofrera a partir de 1953, causada pelo chumbo contido nesse material.
"A série 'D. Quixote' era um dos trabalhos de que meu pai mais se orgulhava", conta João Cândido Portinari, único filho do pintor e um dos coordenadores da Associação Cultural Candido Portinari.
Apesar de Portinari ter finalizado 21 desenhos, o projeto de José Olympio foi abandonado, e a idéia de reproduzir em livro as ilustrações ficou engavetada até o início dos anos 70, quando Carlos Drummond de Andrade criou, já sob encomenda para a primeira edição de "D. Quixote", os 21 poemas para acompanhar os desenhos.
No livro, cada criação de Portinari, mantida em tamanho original, ocupa uma folha única, com 50 cm de comprimento por 35 cm de largura, e é seguida pelo poema correspondente de Drummond. Em seu final, no índice dos desenhos, a obra traz ainda 21 trechos do livro de Cervantes, um para cada ilustração, selecionados por Lúcia Olinto.

Livro: D. Quixote - Cervantes, Portinari, Drummond
Lançamento: Associação Cultural Cândido Portinari - 95pags

Folha de São Paulo
Copyright © 1994-1999 Empresa Folha da Manhã S/A

Nenhum comentário: