sábado, 8 de novembro de 2008

UMA SELEÇÃO: DE PICASSO A SOULAGES


A lição do MAM de Paris
08/Ago/98
Aracy Amaral


A exposição de uma seleção do acervo do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris no Museu de Arte Moderna de São Paulo provoca algumas considerações. Em primeiro lugar, por ser divulgada como mais uma exposição comemorativa dos 50 anos do MAM de São Paulo. Além disso, por ser o acervo de um museu -de 60 anos desde sua fundação- e que tem muito a ver, por essa seleção, com aquela de nosso familiar Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. No entanto, por várias razões, inclusive o da sua não visibilidade, o MAC-USP de hoje parece esquecido de que possui esse acervo. Sob nova gestão esse museu por certo reaparecerá em breve. Porém, como sempre no Brasil, o último que falou é o único que disse. E, assim, admira-se com justiça a coleção vinda do acervo parisiense. Os meios de divulgação, inclusive o rádio, noticiam como esplêndida e única a mostra. Mas é preciso que saibamos apreciar, devidamente expostos, os tesouros que já possuímos entre nós.
O que se celebra este ano é a razão jurídica do MAM-SP ou o MAM enquanto entidade? Se é a razão jurídica -a marca MAM-SP-, então é correto celebrar os 50 anos de sua fundação. Se for enquanto entidade, torna-se mais discutível essa comemoração, pois o MAM, fundado em 1948, cessa de existir em fins de 1962, em decorrência da hoje criticável doação, feita por Francisco Matarazzo Sobrinho e Yolanda Penteado, de suas coleções à Universidade de São Paulo, que a partir de 1963 funda, em função do recebimento desse dom, o Museu de Arte Contemporânea da USP. Criticável, posto que hoje damos plena e total razão a Mario Pedrosa, último diretor do MAM antes de sua doação à USP, quando no discurso de despedida em São Paulo declarou em claro e bom tom: "Antes de mais nada é preciso afirmar-se e reafirmar-se que não se fecha nem se suprime museu, como não se fecham nem se suprimem teatros ou escolas, pois museu não é loja nem botequim" (1). Desta forma, o atual MAM-SP renasce com dificuldade devido à pertinácia de alguns inconformados com a doação à universidade, como os irmãos Pedroso D'Horta, devido aos Panoramas de Arte Brasileira, mostras realizadas anualmente a partir de 1969, e devido a um modesto acervo que busca reconstruir-se a partir da doação da Coleção Tamagni.
Assim, se o MAM desejasse comemorar-se enquanto entidade, teria de esperar até o ano próximo para celebrar seus 30 anos de atividades ininterruptas. Mas todos sabemos que, dentre os museus de São Paulo (ao lado da Pinacoteca do Estado, graças à dinâmica de Emanuel Araújo e depois de remodelada e ampliada à avenida Tiradentes por Paulo Mendes da Rocha), o MAM é o único realmente atuante hoje em São Paulo. Visibilidade perceptível na vontade e esforços do MAM em apresentar boas exposições, além de oferecer um espaço museológico e museográfico compatível com a contemporaneidade.
O interesse da exposição "Uma Seleção: de Picasso a Soulages (1905-1965)", sob a curadoria da equipe do MAM da Cidade de Paris (que preparou para o evento um catálogo correto, com seis capítulos para focalização das peças selecionadas, com textos e bibliografia sem autoria determinada, trabalho do "staff" do museu parisiense), nos remete imediatamente ao acervo do antigo MAM-SP: pelas obras selecionadas, pelo paralelismo e comparações que se podem fazer entre ambos acervos, assim como pela discrição da seleção de obras vindas a São Paulo.
Dizemos "discrição", pois o MAM da Cidade de Paris não nos enviou as mulheres dançantes de Matisse, nem um Picasso de maior importância, embora Matisse esteja representado por uma pequena, porém bela, pintura da fase de Nice. Até se poderia dizer, caso essa tivesse sido a intenção, que a escolha obedeceu a um desejo de interlocução, diálogo com a coleção de um museu como o MAC-USP. Entretanto, tenho sérias dúvidas de que a diretora Suzanne Pagés tenha idéia das preciosidades que o MAC possui em arte européia do começo do século até os anos 60.
Depois de uma introdução intitulada "História de um Museu Através de sua Construção", o catálogo (e a exposição) se divide em seis capítulos-segmentos: "Os Anos Fauves", "O Cubismo e seu Legado", "A Escola de Paris", "A Abstração Entre as Duas Guerras", "A Figuração Entre as Duas Guerras" e "Do Pós-Guerra aos Anos 60". Esta exposição que nos vem de Paris é convencional, mantendo talvez a mesma postura dos dicionários europeus de arte ou dos manuais de história da arte. Representa uma seleção do acervo a partir de artistas franceses -ou da Escola de Paris, como é o caso de Modigliani, Magnelli, Soutine, Sonia Delaunay ou Chagall-, omitindo-se artistas dos demais países, mesmo europeus, vizinhos da França. Ou seja: um ponto de vista bem europeu. Um museu italiano faria o mesmo a partir da Itália, assim como um museu espanhol a partir da Espanha.
A observação que nos vem é óbvia: como somos muito mais abertos a todos os países exatamente pela ausência de tradições fortes! Assim, no acervo do MAC, ao lado de Gleizes, Metzinger, Lhote, Matisse, Braque, Picasso, Léger -que não é, neste caso um Léger da série "Contrastes de Formas", como o do museu de Paris-, também possuímos em nossas reservas técnicas Chagall, Schwitters, Grosz, Picabia, André Masson, Laurens -alguns de época, como os três primeiros, e os últimos com obras dos anos 30 e 40. Ao mesmo tempo, é com orgulho que podemos dizer que, graças aos descendentes de imigrantes italianos em São Paulo, fazem parte desse mesmo acervo frequentemente esquecido obras significativas de Balla, Soffici, Boccioni -em bronze e gesso-, um dos mais belos trabalhos metafísicos de De Chirico, um excepcional auto-retrato de Modigliani dos anos 10, insuperáveis Magnelli de seu melhor período, além de Morandi, Capogrossi, Sironi, Campigli e Marino Marini, para só mencionar os mais ilustres.
Podemos até dizer que nosso Hartung é um modesto Hartung, perto daquele trazido por Paris, mas, no entanto, o Domela do MAC é bem superior, embora da mesma época do trabalho desse artista holandês trazido pelo museu parisiense. Esplêndidos os Gromaire, que não temos em nossas coleções; assim como os Dérain; porém, nosso Soulages é respeitável, assim como é suntuoso nosso Permeke, além de toda a abstração lírica da Escola de Paris do pós-Segunda Guerra Mundial (Bazaine, Bérard, Chastel, Manessier). Isso sem desfiar todo o elenco de artistas italianos dos anos 50 e 60 -como Turcato, Basaldella, Vedova, De Pisis, Guttuso, Fontana-, sem esquecer algumas obras tardias, porém dignas, dos anos 30 e 40 -de Sironi, Carrà, e mesmo Severini.
Obrigatória é a menção do núcleo construtivo suíço, alemão ou nórdico do MAC, que não vemos na coleção que nos trouxeram de Paris -como é o caso de Max Bill, além de Jean Arp, Sophie Taeuber Arp, Richard Lohse, ao lado de Camille Graeser, Kandinsky, Albers, Vordemberghe-Gildewart e Olle Baertling. É claro que não cabe aqui uma enumeração de todas as "estrelas" do MAC frente à bela exposição que nos visita. Mas é pertinente uma comparação, ou um diálogo, entre os acervos dos dois museus: um europeu, centrado em seu país de origem, a França, e o outro aberto para o mundo pela posição de país importador de cultura que é o Brasil -sede de uma bienal internacional de arte que em suas duas primeiras décadas podia oferecer prêmios de aquisição para obras que ficavam em coleção como a do antigo MAM, hoje acervo do MAC, com obras de artistas de quase todos os países da Europa, Japão, América Latina, além de alguns poucos dos EUA até meados dos anos 60.
Nossas autoridades não têm, como na França e em outros países do Primeiro Mundo, a preocupação em ampliar acervos, com aquisições regulares de obras contemporâneas, e assim dotar nossos museus de atualização permanente. Além disso, tampouco preservam um elevado nível de direção nessas entidades. Daí as trajetórias ora vacilantes, ora bem conduzidas de nossos museus, desprovidos de carreiras competitivas para que profissionais neles se desenvolvam enquanto intelectuais altamente qualificados.
Extremamente oportuna esta exposição para os que souberem "ler" a lição que nos passa o museu parisiense. Ela mostra organização e nível de continuidade que não mantemos mesmo em museus como o Masp, o MAC, a Pinacoteca ou o MAM, por incúria de governos e mecenas, em geral mais atentos em festejar o "vernissage" do que vem de fora, mas que não sabem zelar pelo que temos, e que deveriam oferecer condições de trabalho sem levar em conta a finalidade enganosa do "marketing".
O interesse desta exposição e o cuidado profissional no preparo de seu catálogo assinalam não ser esta uma mostra da obra "terminal" de um artista reconhecido. É positivo que todos percebam que não é um grande nome -como Monet, Portinari, De Chirico, Dalí ou Max Ernst- o que confere importância a exposições ou as torna decepcionantes, conforme as mostras destes artistas recentemente vistas entre nós, mas o conceito de sua curadoria, a seleção rigorosa de suas obras, o cuidado museográfico em sua montagem.
Nota
1. E continuou no mesmo discurso, que infelizmente a universidade não considerou: "Esperemos que os responsáveis pelo seu destino na universidade e no governo do Estado compreendam as formidáveis implicações, de ordem cultural, espiritual e até moral, da existência atuante e viva, de um museu com as tradições e possibilidades do nosso antigo Museu de Arte Moderna, e ajam em consequência" (Mario Pedrosa, "Depoimento sobre o MAM", fevereiro de 1967).
Aracy Amaral é museóloga, crítica e historiadora de arte; é autora e organizadora de livros sobre arte brasileira, como "Museu de Arte Contemporânea da USP: Perfil de um Acervo" (Odebrecht/MAC-USP) e "Arquitetura Neocolonial: América Latina, Caribe, Estados Unidos" (Fondo de Cultura Económica).

Folha de São Paulo

Nenhum comentário: