segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Política do Modernismo

Política do Modernismo
Raymond Williams, Ed. UNESP


Por que parte do movimento artístico radical do século XX perdeu sua postura antiburguesa, virou ideologia e foi integrado confortavelmente ao novo capitalismo internacional? É essa a pergunta de fundo dos ensaios reunidos em Política do modernismo. A incorporação mercantil do projeto das vanguardas é discutida em descrições complexas, baseadas na historicização das formas e formações. O livro mostra que a neutralização da rebeldia (aquilo que converteu as imagens modernistas da desumanização em iconografia da publicidade) é também um risco que envolve o destino dos próprios estudos culturais.
Raymond Williams estava na contramão das tendências da universidade atual: era socialista, inventivo e contrário à especialização. Ironizava a crença no “determinismo tecnológico”. Associava o pessimismo cultural ao elitismo. Condenava o aburguesamento intelectual e o gozo da paralisia. Crescido no ambiente proletário das ferrovias inglesas, tornou-se professor de Cambridge. Nunca deixou de incorporar essa tensão em seu trabalho crítico. Dizia que a experiência mais importante de sua formação tinha sido a educação de adultos pobres.
No centro de sua crítica estava a análise social das representações. Distante do sociologismo cru, que comenta só a temática das obras, e também do formalismo, que descreve as formas em sua “contemporaneidade eterna”, ele procurava ver como, no detalhe da composição artística, uma história coletiva pode se revelar. Ao mesmo tempo combatia a hegemonia atual do formalismo pós-modernista, essa “fábrica de fórmulas contemporâneas” que produz um nefasto estreitamento do real.
Políticas do modernismo mostra a luta de Williams contra a acomodação do imaginário. Não só a imagem modernista é diluída quandose omitem seu sentido antiburguês e sua história contraditória. O pensamento de esquerda passa a servir ao capital quando, nos termos de Williams, só consegue “especificar pela ironia” ou “universalizar de modo retórico”, contribuindo assim para a normalidade da destruição, para a “instalação da perda de qualquer futuro aceitável”.

Sérgio de Carvalho
Dramaturgo, diretor da Companhia do Latão e professor de Dramaturgia - USP
Le Monde Diplomatique Brasil

Nenhum comentário: