sábado, 11 de agosto de 2012

Ler Marx

Ler Marx
Gérard Duménil, Michael Lowy e Emmanuel Renault., Ed. UNESP


O século XXI inicia-se com uma conjunção de crises − econômica, ambiental, alimentar, política −, que revelam os limites da formação social capitalista. Juntamente, percebe-se a retomada do interesse pela obra de Karl Marx. Neste contexto, Ler Marxtraz uma contribuição crucial ao salientar a necessidade de se voltar aos escritos do próprio Marx para compreendê-lo, não confundindo as ideias do autor “com suas caricaturas autoritárias”. Assim, Duménil, Löwy e Renault apresentam trechos da obra de Marx, situando-os em seu contexto histórico e teórico de produção, explicitam questões relevantes e apontam alguns de seus desdobramentos.
Michael Löwy é o autor da primeira parte do livro, referente à política. Ele foca sua análise em algumas ideias centrais que aparecem nos textos políticos de Marx, realizando um exame da maioria da produção intelectual do filósofo − o que é feito com maestria. Destacam-se as observações de Löwy quanto à atualidade das formulações teóricas de Marx neste início de século XXI.
Emmanuel Renault é o autor da segunda parte do livro, referente à filosofia. Renault foca sua análise nos textos produzidos por Marx entre 1843 e 1846. A questão central são as motivações que conduziram Marx ao “abandono da filosofia” e à matriz filosófica desse abandono na produção posterior do autor. Como Renault busca comprovar em seu estudo, esse “abandono da filosofia” visa mais a um transformar radical da prática filosófica do que a uma liquidação da filosofia.
A terceira e última parte do livro é de autoria de Gérard Duménil, que analisa a economia em Marx. Duménil apresenta as motivações que levaram o escritor alemão a realizar o enorme investimento intelectual em economia política e apresenta as contribuições do autor sobre o método da economia política, para então realizar uma análise minuciosa de O capital.
Enfim, em Ler Marx tem-se uma relevante contribuição tanto aos iniciantes nos escritos de Marx quanto aos estudiosos do autor.

Juliano Palm
Historiador e mestrando em Ciências Sociais pela CPDA/UFRRJ.
Le Monde Diplomatique Brasil

Nenhum comentário: