sábado, 11 de agosto de 2012

Indignai-vos

Indignai-vos
Stéphane Hessel, Ed. Leya


Em meio aos abalos econômicos com reflexos na constituição política da União Europeia, Stéphane Hessel, a partir de relatos de sua trajetória pessoal, convoca as pessoas para que despertem da inércia individualista e resistam, retomando aspirações coletivas. O livro, de rápida leitura e demorada reflexão, traduzido no Brasil como Indignai-vos!, é uma convocação contra a indiferença.
Sua análise da conjuntura fala das perdas da garantia de direitos sociais provocadas pelas reformas estatais em curso no século XXI. O exame da situação, porém, não parece ser o foco dessa obra. O autor usa esses assuntos para demonstrar o que lhe toca, cabendo ao leitor reconhecer em sua realidade os motivos para se indignar.
Diz ele: “Olhem ao seu redor e encontrarão fatos concretos que justifiquem sua indignação”. Trata-se de um manifesto pelo direito de indignar-se, faculdade daqueles que não aguentam o estado de indiferença. O convite é à autorresponsabilização por meio da indignação que nasce da vontade de compromisso com a história.
Hessel embasa suas convicções no contraste entre duas visões de história: uma que percebe o sentido de liberdade no curso dos acontecimentos, fruto da aproximação com Hegel; e outra que traz a eminência catastrófica como forma de observação do fluxo histórico, advinda de Walter Benjamin. Lendo esse manifesto e observando as manifestações que acontecem pelo mundo (Primavera Árabe, Acampamento na Praça do Sol, Atos na Grécia) parece estar nascendo o espírito de uma época que se cansa da indiferença e se indigna.
O livro é útil não apenas para compreender o que se passa em outras realidades. Afinal, no Brasil, onde a festa nos constitui, as expressões de insatisfação também estão presentes. Ou estamos desatentos à indignação que inspira participantes de churrascos de gente diferenciada, de marchas de vadias ou atos pela liberdade, entre twitaços, mamaços e outras tantas manifestações latentes?

Clóvis Henrique Leite de Souza 
Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e pesquisador associado ao Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e ao Laboratório de Conversas (Labcon/UCB).
Le Monde Diplomatique Brasil 

Nenhum comentário: