sábado, 11 de agosto de 2012

Segurança Alimentar e Nutricional

Segurança Alimentar e Nutricional
Chistiane Gasparini Araújo Costa, Ed. Annablume Editora/Fapesp


Diante do quadro de grandes transformações das duas últimas décadas, e sua repercussão nos padrões de produção e consumo de alimentos, fortalece-se no Brasil a temática da segurança alimentar e nutricional, que trata da dimensão cultural, social e ambiental relacionada aos alimentos e à alimentação.
Segurança alimentar e nutricional: significados e apropriações traz os diferentes significados da incorporação do enfoque de segurança alimentar e nutricional por parte dos movimentos e organizações da sociedade civil participantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) na gestão 2004/2007.
O estudo de Christiane Costa representa uma contribuição valiosa para o campo da saúde pública, ao discutir a questão da elaboração e introdução de políticas públicas promotoras de saúde na área da alimentação e nutrição, com foco no papel dos movimentos sociais, entidades e organizações da sociedade civil nos fóruns institucionalizados de participação social.
Os resultados mostram que o enfoque da segurança alimentar e nutricional foi incorporado no sentido de favorecer a interação entre os campos temáticos das esferas da produção e do consumo e, consequentemente, valorizar uma perspectiva intersetorial de impulsionar a visão do alimento e da alimentação como um direito humano, e priorizar uma perspectiva dialógica e emancipatória nos processos educativos.
A pesquisa aponta que o Consea tem conseguido impulsionar a temática, dentre outros fatores, em decorrência da sólida base de sustentação junto aos movimentos e entidades que militam e atuam na área da alimentação e nutrição, e compõem redes associativas reconhecidas como fóruns importantes das discussões e proposições para a área.
Nesse sentido, a publicação desse trabalho oferece subsídios para reflexão sobre a atuação das entidades da sociedade civil nos fóruns participativos – potencialidades, limites e desafios – para garantir a incorporação dos interesses populares nas políticas públicas.


Cláudia Maria Bógus
Professora associada da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Le Monde Diplomatique Brasil 

Nenhum comentário: