segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A palavra do Presidente: análise dos discursos presidenciais de posse desde o Golpe Militar até Lula

 
A palavra do Presidente: análise dos discursos presidenciais de posse desde o Golpe Militar até Lula
Edilene Gasparini, Ed. UNESP

Além da teatralidade, inerente aos pronunciamentos políticos, cercados de todo elã e da construção de um intrincado quebra-cabeça, moldado para o entendimento de qualquer um (na medida do possível), o discurso presidencial costuma trazer uma mística, uma amálgama de ansiedades e desilusões, personificadas na hora do início de um suposto novo tempo.
Ainda que o livro seja nominado no campo das ciências sociais e políticas, ele mostra a aproximação que existe entre os discursos de posse dos presidentes brasileiros pós-golpe militar (1964) e a literatura. Foi por vê-los como peças literárias que a autora decidiu mostrar suas estratégias retórico-literárias a fim de reforçar a ideia inicial dela.
Segundo Edilene, os discursos de posse têm um caráter pedagógico, doutrinador, sobre as verdades que seus oradores procuram defender. Entre as lições a ensinar e os laços a estreitar, eles tomam corpo pelas mãos de profissionais treinados para isso. Mas, de todas as lições que os pronunciamentos de posse têm a nos ensinar, a mais frequente é o apoio que nossos presidentes buscam em seus antecessores.
A semelhança que encontramos entre os discursos de posse dos presidentes brasileiros está, entre outras, na readaptação que os oradores buscam nas velhas formas de governar, ajudada pelas tendências de identificação do momento vivido pela população.
A autora percebe e defende que há muito poucas alterações discursivas entre regimes e que os discursos guardam entre si relações de interdiscursividade. Revela até, não raro, que a análise desses discursos prova exatamente o contrário do que defendem.
Passando pelo estudo e disponibilização dos discursos de presidentes de governos militaristas como Figueiredo, Geisel, Médici, Costa e Silva e Castello Branco, e indo, para os de novos tempos, como Sarney, Collor, Fernando Henrique e Lula, o livro aponta similitudes, desdobramentos e pequenas diferenças, de modo leve, crítico e reflexivo. Bom para ler e aguçar olhos e ouvidos à hora de novos discursos.


Marcos Linhares
Jornalista, consultor político e escritor. Autor de, entre outros livros, Dossiê Bessa e Viagem às nascentes da língua portuguesa
Le Monde Diplomatique Brasil

Nenhum comentário: