sábado, 11 de agosto de 2012

O tempo entre costuras

O tempo entre costuras
Maria Duenas, Ed. Planeta


Contando apenas com a costura, a vida de Sira Quiroga se divide basicamente em três fases permeadas por uma traição e duas guerras. Ao final de cada fase, parece que a história está prenunciando o fim, mas eis que ocorre uma reviravolta e o enredo recomeça com uma nova trama, outras pessoas, mas a mesma personagem principal.
No início, Sira é uma jovem ingênua que costura para ajudar a mãe em um ateliê em Madri e está definindo os traços que dará a sua vida. Quando parecem estar certos, ela vive uma paixão avassaladora e parte para uma aventura no Marrocos. Ali vive uma história sem restrições ou limites, até que seu amado lhe surpreende, abandonando-a. Sem alternativas de retorno a Madri, começa uma nova fase, em que precisa reestruturar sua vida sozinha, com poucos recursos. Nesse momento, personagens importantes entram na trama, e a protagonista vive momentos de suspense e perigo, mas alcança paz e conforto com a costura.
Inserida na elite marroquina, ela vive distante dos horrores por que passa sua terra natal com a Guerra Civil Espanhola. Quando Sira alcança aparente estabilidade e novamente a história poderia terminar, a autora cria um recomeço e coloca a protagonista num novo enredo, agora num contexto de Guerra Mundial.
Maria Duenas descreve os caminhos de uma mulher que encara a vida de forma solitária, mas nunca sozinha. Talvez o mais fascinante do livro seja acompanhar os passos dessa personagem num tempo em que, em geral, o papel das mulheres na sociedade se restringia ao desempenhado pelas próprias frequentadoras do ateliê de Sira: esposas. Porém, mesmo elas, nessa história, têm atuação fundamental, já que se tornam mais do que clientes de Sira − são ingênuas delatoras daqueles que lhes proporcionam seu principal papel: os maridos. Assim, a autora consegue criar um enredo com personagens complexos, que fogem dos estereótipos mesmo que de forma sutil.
Sofia Reinach
Mestranda em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV na temática de gênero e leitora de romances nas horas vagas
Le Monde Diplomatique Brasil 

Nenhum comentário: