sábado, 18 de agosto de 2012

DEFESA DO MARXISMO


DEFESA DO MARXISMO
José Carlos Mariátegu, Ed. Boitempo


Referência do pensamento marxista na América Latina, José Carlos Mariátegui continua atual quase um século após sua morte. Apesar do recorte de época da obra Defesa do Marxismo, o intelectual aponta elementos essenciais para se analisar a atual crise do capitalismo. Ao refutar teses de pensadores europeus antes e depois da Primeira Guerra Mundial, utiliza fundamentos econômicos e políticos relevantes para qualquer análise de conjuntura. A psicologia e filosofia também são utilizadas pelo autodidata para dar consistência ao seu materialismo histórico.
Naquela época o autor já detectou a formação do império norte-americano, que, segundo ele, necessitava de uma grande força de expansão e domínio para cumprir o seu destino histórico. Criticava o “processo de concentração capitalista que confere o mais decisivo poder às oligarquias financeiras e aos trustes internacionais”. Para ele, por outro lado, o socialismo não poderia ser a consequência automática de uma bancarrota do capitalismo. Crítico ferrenho dos reformistas, defendia uma revolução como resultado de um tenaz e esforçado trabalho de ascensão.
Mariátegui unia o pensamento à ação. Foi fundador do partido socialista em seu país, era militante ativo e sempre teorizou sobre temas relacionados. Nesta obra, analisa a Revolução Russa, a Primeira Guerra Mundial, o surgimento dos partidos comunistas na Europa, dentre outros aspectos históricos do período, e ainda propõe o feminismo como instrumento revolucionário. A mídia também não foge de sua visão: “a impressora rotativa é um indústria reservada aos grandes capitais”, sentencia.
Seus ensaios não se limitam a críticas. Mariátegui aponta caminhos na perspectiva de uma nova ordem revolucionária que racionalizará e humanizará os costumes. O socialismo vem a ser um renascimento de valores espirituais e morais oprimidos pela organização e pelos métodos capitalistas. É na disputa de classes, abordada em toda a obra, que seu espírito crítico se revela em linguagem clara e precisa.

Eduardo Sá
Jornalista e editor do Fazendo Media (www.fazendomedia.com)
Le Monde Diplomatique

Nenhum comentário: