O estudo proposto por Verger faz uma incursão pelo pensamento do homem medieval e pela criação do seu saber, refletido na criação de universidades
Homens e Saber na Idade Média
VERGER, Jacques
Editora: EDUSC
Lançamento: 1999
Jacques Verger nasceu em outubro de 1943, em Talence, Gironde, França,. Estudou na Ècole Normale Superieure e foi professor assistente da Universidade de Nancy. È Doutor em Letras, lecionando na Universidade Paris XIII.
Nesse livro, Verger retoma uma temática anunciada por outro grande historiador – Jacques Le Goff. Para Le Goff a presença dos intelectuais na idade média devia possuir um estudo mais apurado e concentrado nos fatores ligados ao saber. Verger encarou esse desafio e produziu um dos mais completos ensaios sobre os sistemas de educação da Europa Medieval, tornando-a obra fundamental de leitura de educadores.
O livro è dividido em três partes: Os Fundamentos da Cultura, O Exercício das Competências e Realidades Sociais e Imagem de Si. Na primeira parte - Os Fundamentos da Cultura – são abordados a importância dos saberes, da cultura erudita e da cultura popular, os estudos realizados nas escolas, universidades e o surgimento das novas instituições, bem como a importância do livro.
A segunda parte - O Exercício das Competências – è destinada a análise das instituições vigentes: igreja e nobreza, e dentro deles a relação saber e poder, também são vislumbrados aspectos do alcance social dos saberes.
A terceira parte - Realidades Sociais e Imagem de Si – trata de questões historiograficas renovadoras. Mergulha em questões sobre o novo e suas relações como o medievo, as ambições e representações do clero e da nobreza e as idéias de inovação e continuidade.
Revista de Pedagogia - UNB
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