sexta-feira, 27 de julho de 2012

São Paulo: Novos percursos e atores - sociedade, cultura e política


 
Lúcio Kowarick e Eduardo Marques (orgs.), Ed. Editora 34


A tentativa de entender as transformações e as continuidades de variados processos urbanos faz a relação entre passado e presente ter um lugar de destaque no livro São Paulo: novos percursos e atores, organizado por Lúcio Kowarick e Eduardo Marques. Kowarick é um dos principais nomes dos estudos urbanos sobre São Paulo. Desde a década de 1960 até os dias atuais, o autor vem analisando com profundidade e originalidade processos sociais que ocorrem nessa metrópole. Seu parceiro nesse livro é Eduardo Marques, um dos principais pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), instituição que nos últimos dez anos contribuiu com novos aportes metodológicos e pesquisas indispensáveis sobre distintos aspectos de São Paulo.
A união dessas duas grandes referências dos estudos urbanos, somada aos textos de 25 autores que produziram muitas das principais contribuições ao tema nos últimos anos, faz de São Paulo: novos percursos e atores um livro ousado em muitos aspectos: pela tentativa de atualização das interpretações sobre São Paulo; pela sempre bem-vinda busca da totalidade, ao alargar as temáticas abordadas; por fazer coexistir num mesmo livro distintas disciplinas e técnicas de pesquisa; por unir pesquisadores de várias gerações.
O que se apresenta é uma São Paulo contraditória, onde se diminuiu a pobreza, mas mantiveram-se padrões de desigualdade social. Ou seja, os pobres ficaram menos pobres, mas os ricos ficaram mais ricos. Hoje as periferias estão mais bem assistidas em termos de serviços públicos. Contudo, muros reais e simbólicos seguem separando as classes sociais. A cidade é uma potência econômica mundial. No entanto, a violência ainda é um dos temas ordenadores da vida social.
Em síntese, o livro oferece uma boa dimensão sobre alguns fenômenos sociais que ora ocorrem em São Paulo, e ainda que possa parecer uma radiografia de nosso tempo, sabe ser depositário de uma consolidada tradição de estudos urbanos nas ciências sociais. Imperdível para quem quer conhecer algumas chaves de interpretação dessa multifacetada e desigual metrópole.
 



Tiarajú D'Andrea
Doutorando em Sociologia Urbana pela USP

Le Monde Diplomatique Brasil

Nenhum comentário: