segunda-feira, 16 de julho de 2012

Espectro


Perry Anderson, Ed. Boitempo Editoral


Há exatamente cinquenta anos, quando, com um grupo de jovens intelectuais, Perry Anderson assumiu a direção da revista marxista britânica New Left Review, o panorama intelectual da esquerda no mundo começou a mudar. Como uma das poucas revistas sobreviventes da débacle que afetou a esquerda no mundo, aNLRcontinua a ser uma referência teórica essencial, com Anderson levando a voz cantante no grupo que a publica. No conjunto de sua obra, o autor reservou um lugar essencial para o debate intelectual, desde quando, enfant terribleda nova esquerda britânica, polemizou com Edward Thompson. Desde então ele colecionou uma série de ensaios de balanço de autores – em geral contemporâneos – relevantes.
Desde seu Considerações sobre o marxismo ocidental – o melhor exame das primeiras gerações de pensadores marxistas –, passando pelo balanço geral da obra de Gramsci – As antinomias de Gramsci –, Anderson foi desenvolvendo uma metodologia de análise em que, como ele destaca, “ideias de qualquer grau de complexidade são mais bem estudadas por meio do trabalho detalhado dos autores que as produzem, como textos inseparáveis de contextos históricos ao mesmo tempos sociais e conceituais, mas que não podem ser reduzidos a estes”.
Em Afinidades seletivas, estavam, entre outros, ensaios sobre Gramsci, Berman, Deutscher, Bobbio, Rawls, a que se somam, no livro agora lançado, ensaios sobre Habermas, García Márquez, Therborn, Thompson, Hobsbawm. Fecha-se assim um espectro de direita à esquerda, impressionante pela abrangência e qualidade das análises.
Em Espectro, merece destaque especial o ensaio “Armas e direitos”, em que Anderson mostra como as posições de Habermas, Bobbio e Rawls sobre a existência de “guerras justas”, “humanitárias”, acabaram apoiando as intervenções militares norte-americanas na década de 1990, revelando até onde pode chegar o liberalismo humanista. Dois ensaios particulares sobre Rawls e sobre Habermas complementam a visão de Anderson sobre esses autores.


Emir Sader
Sociólogo, cientista político e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da UERJ
Le Monde Diplomatique Brasil

Nenhum comentário: