segunda-feira, 16 de julho de 2012

Retrato da repressão política no campo - Brasil 1962 -1985


Ana Carneiro e Marta Cioccari, Ed. Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Direitos Humanos

O livro Retrato da repressão política no campo – Brasil 1962-1985 vem ao encontro da recente criação da Comissão da Verdade e Justiça pela presidente Dilma Rousseff, e de inúmeros esforços para elucidar os acontecimentos durante o período da ditadura civil-militar (1964-1985).
Escrito por Ana Carneiro e Marta Cioccari, esse livro vem na esteira dos chamados “Dossiês políticos” que tentam contabilizar as vítimas da repressão policial e militar do período, com foco específico na fração camponesa do proletariado.
Se no “Dossiê ditadura dos mortos e desaparecidos políticos do Brasil: 1965-1985”, de 2009, constam 33 casos de camponeses mortos e desaparecidos nesse espaço de tempo, livros comoAssassinatos no campo: crime e impunidade, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, contabilizam 1.566 trabalhadores rurais assassinados, o que altera drasticamente a percepção acerca da repressão ao proletariado, diferentemente de uma visão historiográfica majoritária que colocava o estudante como o grande agente de resistência e o mais atingido pelo terrorismo de Estado.
Em Retrato da repressão temos uma ampliação no quadro de vítimas, constando não só mortos e desaparecidos, mas também a iniciativa, corajosa, de retratar os torturados, contando com inúmeras fontes orais, que enriquecem a pesquisa, auxiliada pelo Projeto Memória Camponesa, do Núcleo de Antropologia Política (NuAP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional.
Com o objetivo claro de dar voz àqueles que foram silenciados tanto pela repressão como pelo Estado de direito no pós-1985, o livro tem sucesso ao evidenciar as experiências e os casos de resistência dos trabalhadores do campo. O recado é claro: não só de estudantes de classe média se fez a luta contra a ditadura; o proletariado esteve presente em um dos momentos cruciais da luta de classes no Brasil.


Yuri Rosa de Carvalho
Mestrando em História pela Universidade Federal de Santa Mria - UFSM.

Le Monde Diplomatique Brasil 

Nenhum comentário: