sexta-feira, 27 de julho de 2012

Efêmero revisitado: conversas sobre teatro e cultura digital


Leonardo Foletto, Ed. Baixa Cultura



Junto do advento da fotografia vieram os rumores de que a pintura acabaria. Surgiu o cinema e proclamaram o fim da fotografia! Quando apareceram os e-books, o fim dos livros. Picasso, Pollock, Man Ray, Mia Couto... Nenhum deu ouvidos. Scorsese e Bob Wilson continuam fazendo sua arte. Então sem papos sobre o fim dos atores ou do teatro, OK?
Os avanços tecnológicos apenas possibilitam que novas linguagens transitem pelo universo das relações humanas. Não matam as artes, que, em constante processo de transformação, rearticulam-se dentro dessa realidade mutável. Estamos em plena revolução digital, e do olho desse furacão Leonardo Foletto estabelece conexões entre o teatro, sobrevivente a tantas revoluções, e a cultura digital.
Uma das questões definidoras do teatro é a presença. O digital relativiza a presença, e a própria cena contemporânea vem colocando isso em xeque a todo momento. Seria então possível um teatro digital? Esse termo em si seria uma contradição?
O livro traça um panorama da relação entre teatro e tecnologia e traz entrevistas com pesquisadores e realizadores, desde os que se utilizam do digital como ferramenta para o teatro até os que investigam possibilidades de criação de linguagem por meio de sua apropriação.
Efêmero revisitado fotografa o momento histórico em meio à incerteza saudável de pensadores e experimentadores do teatro digital. Ou seja lá qual for o nome disso, essa não é a questão. Estamos assistindo a uma linguagem nova em folha sendo gestada. Nos primórdios, o cinema não era ainda o que hoje conhecemos como cinema, somente aos poucos, ao encontrar os elementos específicos de sua linguagem, foi se transformando em arte. Experimentar é preciso. É disso que se ocupam os grupos brasileiros Teatro para Alguém e Phila 7, entrevistados por Foletto. Cada qual à sua maneira e com iniciativas tão sinceras e instigantes quanto os diálogos que o autor promove por meio de seu livro.
Livro disponível para download em http://baixacultura.org/2011/12/20/efemero-revisitado-para-download.


Drika Nery
Escritora, dramaturga e roteirista
Le Monde Diplomatique Brasil

Nenhum comentário: