sexta-feira, 27 de julho de 2012

O enigma do capital e as crises do capitalismo


David Harvey, Ed. Boitempo Editorial


David Harvey, geógrafo e professor de Antropologia da City University of New York (Cuny), coloca ao alcance de estudiosos e também do grande público uma obra audaciosa, fruto de análise crítica e rigorosa sobre a maneira pela qual o capital se movimenta em busca do lucro, superando todas as barreiras e submetendo a sociabilidade humana à lógica da acumulação.
A obra parte da discussão da crise de 2008 para demonstrar que esta, assim como as anteriores, é intrínseca e inerente ao modo de produção capitalista. Procede então a uma análise das crises na evolução do capitalismo na tentativa – bem-sucedida – de explicar o processo pelo qual o capital, por meio delas, realimenta, sempre com novos arranjos temporais e espaciais, sua expansão e acumulação.
A tese central do autor é que o capitalismo consiste em um modo de produção contraditório e destrutivo, voltado para a acumulação e o lucro, sendo para tanto necessária sua contínua expansão e inovação.
Retomando nesse livro os pressupostos de Marx, Harvey realiza um profundo diagnóstico sobre as inter-relações entre as “esferas de atividades” humanas, as quais devem ser pensadas de forma interdependente. O autor faz duras críticas às concepções teóricas “monocausais”, que não consideram a tensão dialética do capitalismo e de suas contradições.
Tratando de um tema relevante de forma instigante, Harvey dirige-se a todos que desejam refletir e construir uma alternativa anticapitalista, tornando imprescindível a leitura de sua obra.


Fabiane Santana Previtali
Docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, coordenadora do Grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade e pesquisadora FAPEMIG / PPM
Le Monde Diplomatique Brasil

Nenhum comentário: