segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Imobilismo em movimento


Imobilismo em movimento
Marcos Nobre, Ed. Companhia das Letras

A principal virtude do livro é a construção da categoria histórica do pemedebismo para explicar a estruturação e blindagem do sistema político brasileiro na transição democrática de 1979 até hoje. O pemedebismo, como define o autor, não é um fenômeno relativo exclusivamente ao PMDB, ainda que a legenda tenha sido protagonista de sua gestação. Corresponderia à lógica essencialmente conservadora das disputas partidárias no Brasil.

A partir de 1979, a abertura ao pluripartidarismo produziu o temor, entre lideranças do então MDB, da perda do monopólio da oposição. Para evitar fragmentações, o PMDB se constituiu em torno de um princípio essencial e uma forma organizativa. O princípio essencial, identificado por Nobre como uma “cultura política de baixo teor democrático”, era o controle vertical de uma transição conservadora, que bloqueasse toda participação popular direta. Para isso, sua forma organizativa abrigou grupos diferentes sob a mesma legenda, partícipes de um sistema de vetos recíprocos.

Criado internamente ao PMDB, tal sistema de vetos se externalizou durante a atuação do Centrão na Constituinte de 1988 e se converteu na lógica do sistema político nacional. O autortraça, assim, a história da redemocratização do país tendo como fio condutor as chantagens tipicamente pemedebistas que marcam a relação do Legislativo com o Executivo, enfocando os sucessivos ciclos de subordinação do PSDB e do PT à sua lógica. Um ponto frágil do livro é o déficit conceitual no que diz respeito à noção de “desenvolvimento”.

O autor emprega os termos “nacional-desenvolvimentismo” e “social-desenvolvimentismo” com notável imprecisão, comprometendo uma parcela de sua proposta. Ainda assim, nos ajuda a enxergar as revoltas de junho de 2013 em perspectiva: uma eclosão antipemedebista, quando a sociedade rechaçou todo um sistema político blindado à sua participação.

Joana Salém VasconcelosFormada em História na USP e mestra em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp
Le Monde Diplomatique Brasil

Nenhum comentário: