segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A política pública como campo multidisciplinar

A política pública como campo multidisciplinar
Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria (orgs.), Ed. Editora Fiocruz e Editora Unesp


As políticas públicas são cada vez mais complexas, envolvendo diversidade temática, grande número de atores estatais e não estatais e públicos variados. Especialmente no contexto brasileiro, federativo, multipartidário, heterogêneo e desigual, entender o processo de produção das políticas e suas consequências não é uma tarefa trivial. As análises devem compreender as dinâmicas do Estado, mas ir além, considerando as múltiplas dinâmicas societais e as motivações para os comportamentos, ao longo de processos históricos.

Como compreender as políticas públicas senão a partir de múltiplos olhares disciplinares? A coletânea reforça essa perspectiva, trazendo um excelente panorama da contribuição de diferentes campos do saber. Ao longo do livro, formado por textos inéditos de especialistas, percorremos abordagens de distintas disciplinas sobre as políticas públicas, tanto aquelas envolvidas diretamente em sua análise (Ciência Política, Administração Pública e mesmo Sociologia e Relações Internacionais) como as que contribuem com modelos e categorias analíticas, explicações para o comportamento de indivíduos e grupos (Sociologia, Antropologia e Psicologia), ou fornecem subsídios para sua produção (Direito e Demografia). Há ainda o caso da História, que tem parte de seu arcabouço conceitual apropriado por outras disciplinas para o entendimento da área.

Os organizadores nos alertam que o “estado da arte” do campo é ainda mais “multidisciplinar” – com contribuições de diversas áreas sem profunda interligação das disciplinas – do que um diálogo interdisciplinar, quanto mais “transdisciplinar”, no sentido da criação de uma macrodisciplina de análise de políticas públicas. Por isso, essa coletânea torna-se um ponto de partida ideal para a transição dos “monólogos disciplinares” em direção a uma maior “competência conversacional” entre os diversos campos do saber que analisam nossas políticas públicas.

Renata BichirProfessora do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP.
Le Monde Diplomatique Brasil

Nenhum comentário: