terça-feira, 15 de abril de 2014

Em busca de Gabrielle

 


Em busca de Gabrielle
A historiadora Stella Maris resenha o livro 'Em busca de Gabrielle' de Vavy Borges

Stella Maris

Em busca de Gabrielle se encontra no cruzamento que envolve a recuperação das biografias e a história de gênero. A biografada alcançou alguma notoriedade no círculo das elites carioca e paulistana, mas não exerceu atividades de grande impacto público. Gabrielle Leuzinger Masset (1874-1940) era descendente de suíços e franceses, casou-se duas vezes, sendo o primeiro marido um riquíssimo capitalista alemão. Milionária pela sua herança, sem possuir herdeiros naturais, uma vez viúva viajou por vários países, lutando com denodo para preservar a fortuna que quiseram lhe tirar. Esta luta rendeu-lhe os estigmas de excêntrica e demente.

Quem biografar

O livro prende o leitor, e não se trata de uma biografia dessas que ressaltam apenas os fatos pitorescos como chamariz para a leitura. Ao biógrafo convencional talvez seja suficiente eleger uma vida que apresente alguns aspectos “picantes” e desperte empatia. Para um historiador que se aventura nesta empreitada, uma infinidade de dúvidas se colocam de antemão: quem biografar? Por quê? Qual a relevância histórica da personagem?

O fato é que para o “historiador-biógrafo”, uma vida não basta, sendo

necessário analisar os diferentes acontecimentos e as visões sobre ela por intermédio das fontes. Este traço permeia todo o livro de Vavy Pacheco, que se utiliza de grande variedade de documentos, como fotos, jornais, crônicas de costumes, relatos de viagem, laudos médicos, processos e veredictos judiciais, testamentos, diários, cartas e bilhetes. Trata-se, aliás, de trabalho exemplar quanto ao uso dos arquivos privados.

A simpatia pessoal da autora em relação à biografada é contida pelo dever do ofício, mas isso não implica neutralidade. Depois de dar a conhecer tantas Gabrielles quantas os documentos foram capazes de mostrar, termina o livro com apreciações particulares e intitula seu último capítulo como “Minha Gabrielle”. Ainda assim, o hábito do ofício persiste e além de não resvalar em considerações subjetivistas, segue usando as fontes, neste caso os laudos psiquiátricos e veredictos judiciais, que lhe permitem uma discussão interessante sobre os limites entre a loucura e a razão, tema que costura todo o livro. Volta e meia mostra como a memória de Gabrielle foi forjada em torno da questão da loucura, fato não raro entre as mulheres ricas acusadas de “desvios de comportamento”.

O fato de ser uma biografia que emprega procedimentos metodológicos específicos da pesquisa histórica acadêmica não torna o texto pesado e sem surpresas. Colabora para isso a arte do bem narrar. Somos levados a espontâneas interjeições de espanto diante de episódios da vida de Gabrielle, a quem vemos desfilar por lugares cujas fisionomias foram alteradas com o tempo, mas que conseguimos visualizar e revisitar como que numa viagem ao passado.

Em primeira pessoa

A visão sobre Gabrielle aqui é diferente daquela que a julga como “a louca, rica e lendária tia da família”, pois a autora fala a partir de um lugar cujo alcance pressupõe uma trajetória de anos de estudos críticos sobre biografias e reflexões sobre as “escritas de si”; lugar de quem conquista autoridade para falar, e com critério fala apenas o que pode. Se o critério, a busca da justa medida e o esforço investigativo tendem a encobrir as percepções pessoais da biógrafa em relação à biografada trata-se, por outro lado, de um livro que tem por marca a pessoalidade: é escrito em primeira pessoa; personagens de sua família e de seu marido – como a própria Gabrielle – são lembradas; suas tarefas investigativas são descritas. Dados os tantos momentos em que se faz presente, é uma proeza conseguir retirar de si o destaque para fazer preponderar um senso de objetividade garantido pela pesquisa.

A despeito da pessoalidade, é a “historiadora” quem fala/escreve e, apesar disso, o leitor comum se sentirá tão à vontade como o acadêmico. Para isso corroboram a presença de um tom didático e da leveza na narrativa. A nada fácil tarefa de tratar de temas complexos de maneira simples é marca mais antiga em sua trajetória: em 1980 publicou O que é história, da conhecida “Coleção Primeiros Passos” (Brasiliense). Em outros trabalhos acadêmicos, dedicou-se à história paulista na passagem da Primeira República para o Estado Novo, sob o enfoque da história política.

A trajetória de uma produção que passa da ênfase na história política stricto senso aos enfoques da biografia e de gênero, às reflexões sobre o indivíduo e o âmbito privado, à fronteira com a psicanálise, à construção da memória e às escritas de si nos leva a pensar numa mudança. Talvez seja por isso que ela própria afirme ter demorado a realizar o trabalho sobre a “tia Gabriela”. Ficamos com a impressão de que a autora descobriu “a tempo” a possibilidade de fazer esta pesquisa e dar o tratamento escolhido.

Não só “a tempo” de que a imagem da biografada não se perdesse no tempo, mas de incorporar uma perspectiva diferente da até então adotada. Entretanto, nem tudo são mudanças, e não parece ser fruto do acaso sua preocupação em explorar os interesses da biografada pela política, manifestados – explica - “em seu sentido mais amplo (não o político-partidário)”.

Este e outros lados de Gabrielle são examinados nesta biografia. Ciente e partícipe das discussões sobre os novos desafios na realização de biografias, a autora não concebe a vida como uma trajetória unilinear onde as contradições e ambiguidades aparecem como desvios em um destino pré-concebido. São diversas as Gabrielles que estão em jogo: a forjada pela própria biografada, que adotou diferentes nomes; a projetada pelos familiares, que construíram sua memória como louca; a analisada pela autora, que mostrou suas várias facetas.

História complexa e desdobrada, mas tecida com impecável rigor. Sem pisar em falso, não faz afirmações gratuitas nem resvala para o anedotário familiar. E não seria difícil, pelo tema e material que tinha em mãos, construir uma colcha de picuinhas e curiosidades.

 Revista de História da Biblioteca Nacional

Nenhum comentário: