quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A evolução do Darwinismo


Uma partida e tanto
Com analogias ao futebol, livro usa evidências da evolução para rebater argumentos criacionistas

“Se a batalha entre evolucionismo e criacionismo fosse resolvida em uma partida de futebol, Darwin ganharia de goleada.” É o que afirma o biólogo Sandro de Souza, autor do recém-publicado livro A goleada de Darwin. Com base nas evidências científicas da evolução das espécies, a obra rebate os argumentos criacionistas que ainda hoje tentam pôr em xeque a contribuição do naturalista britânico Charles Darwin para a ciência mundial.

O embate entre evolucionismo e criacionismo, que há mais de um século gera polêmica, é o tema escolhido por Souza em sua estreia no segmento literário e na divulgação científica. A obra surge em meio às comemorações dos 150 anos da publicação do livro A origem das espécies, de Charles Darwin, e à existência de inúmeras manifestações de apoio ao criacionismo no Brasil e no mundo.

“A ideia do livro surgiu depois que escrevi um artigo para o jornal Folha de S. Paulo comentando as declarações da então ministra Marina Silva em defesa do criacionismo”, revela o autor. “Percebi que faltava ao público brasileiro uma obra escrita em português que servisse como uma introdução ao debate.”

Souza, que é especialista em genética e bioinformática e há 20 anos estuda o evolucionismo, passou um ano colhendo dados e informações que contribuíssem para a argumentação do livro. Além de contestar a hipótese criacionista com evidências do trabalho de Darwin e citar exemplos que ilustram a discussão, a obra mostra por que religião e ciência não devem se misturar. Com linguagem acessível, a narrativa agrada tanto a leigos quanto a especialistas.


Duas paixões
Darwinismo hoje
Para engrossar a lista de títulos lançados em comemoração aos 150 anos da publicação de A origem das espécies, chega às livrarias A evolução do Darwinismo, de António Bracinha Vieira, professor de evolução da Universidade Nova de Lisboa e autor de diversos livros sobre o tema. Com texto breve e coeso, Vieira mostra como a ciência tem produzido novas provas que sustentam a teoria da evolução pela seleção natural.

O autor destaca que a lógica evolucionista está presente em nosso dia-a-dia, seja na prevenção e no combate a doenças, nos empreendimentos agropecuários ou nas pesquisas feitas com animais. O livro é resultado da fusão dos textos que serviram de base para duas conferências ministradas pelo professor e conta com um glossário de expressões que facilita sua compreensão pelo leitor comum.

A analogia com o futebol deve-se à união entre as duas paixões do pesquisador. O resultado aparece, por exemplo, no capítulo "O gol contra de Deus", que aborda o argumento do desenho inteligente (uma vertente mais recente do criacionismo), e no apêndice "O golaço de Jones", que reproduz parte da sentença de um juiz norte-americano que refutou o caráter científico do criacionismo.

Uma das discussões presentes no livro diz respeito ao ensino do criacionismo a alunos do Ensino Fundamental. Souza alerta para a frequência com que a teoria tem sido levada às salas de aula em oposição ao evolucionismo e para os efeitos que essa abordagem pode ter sobre uma geração de estudantes. “Isso é um retrocesso. Espero que o livro sirva como um alerta para esse problema terrível”, declara.

Em relação à oposição entre ciência e religião, quem faz o gol é Souza. O autor expõe a opinião de intelectuais, estudiosos e até do papa Bento 16 sobre o assunto, e conclui: “Como dois fenômenos oriundos da mente humana, não há razão para acreditar que a ciência e a religião não possam coexistir em um mesmo indivíduo.”

A goleada de Darwin: sobre o debate criacionismo/ darwinismo
Sandro de Souza
Rio de Janeiro, 2009, Editora Record
224 páginas.
Tel.: (21) 2585-2000
A evolução do Darwinismo
António Bracinha Vieira
Rio de Janeiro, 2009, Vieira & Lent
120 páginas.
Tel.: (21) 2262-8314


Barbara Marcolini
Ciência Hoje On-line
27/07/2009

Nenhum comentário: